Pesquisar este blog

sábado, 15 de janeiro de 2011

E 2011 começa assim...

Meu coração estava apertado de saudade do meu próprio blog, que ficou abandonado (tadinho!) por 1 mês! Essa correria de fim de ano, deixa todo mundo meio perdido não é não? Juro pra vocês que eu tentei por algumas vezes (poucas, eu confesso) postar algo novo, mas tinha que ser tão depressa que eu sequer conseguia escolher um assunto naquela pressão toda. Então, achei melhor deixar a correria toda passar, e só aparecer por aqui quando tudo estivesse mais calmo.
Espero que as festas de todos tenham sido tão agradáveis quanto as minhas! O natal foi aqui em casa, com quase todas as irmãs presentes (só faltou uma, que mora em SP), passei 8 horas na cozinha preparando a ceia, mas valeu a pena. Que sensação gostosa poder ver as pessoas que você tanto ama, reunidas em volta da mesa, celebrando uma data tão especial: o nascimento de Jesus.
E o reveillon também foi muito bacana: viajamos eu, o maridão, a cunhada de SP que não pôde vir pro natal, e o marido dela. Fomos pro Chile! Foi uma aventura do início ao fim da viagem, mas isso é assunto para um outro post...
E o começar de um novo ano, enche nossos corações de esperança, de paz, e de amor. Aquela sensação de que o que não conseguimos realizar no ano que passou, conseguiremos sim realizar nesse ano novo. É a época de se fazer planos, de renovar os sonhos, avaliar o que passou e o que ainda está por vir.


Infelizmente, aqui no estado do Rio de Janeiro, abrimos mais um ano com tragédias. E mais uma vez pelo mesmo motivo: descaso das autoridades competentes. É muito triste constatar que muitas daquelas mortes na Região Serrana poderiam ser evitadas. Lembro que em 2010, o ano começou com os noticiários mostrando a tragédia em Ilha Grande, também causada pela chuva. Até quando vai ser assim? Que tipo de país é esse em que vivemos, em que os governantes não zelam pela população? Não há um trabalho de prevenção, e isso é um absurdo! Depois é muito fácil visitar as cidades devastadas, fazer reunião e anunciar na mídia que vai liberar não sei quantos milhões para a restauração das cidades. Isso sem pensar que boa parte dessa verba será desviada né? O que é mais triste ainda. Pensar que existem seres humanos capazes de encherem os próprios bolsos com dinheiro destinado a ajudar a população. Fico indignada, pois voltei de um país onde a moeda é muito (mas muito mesmo) desvalorizada em relação à nossa, mas nem por isso acontece por lá, o que acontece por aqui. Não estou dizendo que Santiago é uma cidade perfeita, mas as ruas são bem cuidadas, o asfalto é bom, tem muito mais segurança... e isso tudo, depois de ter sofrido um terremoto devastador no início do ano passado! Então, se nossos vizinhos (gente, o Chile é ali do lado, não estou falando de um país longe daqui não) conseguem, é sinal de que nós podemos conseguir também. Não vou nem comentar dos preços, pois essa foi a parte da viagem que mais me deixou estarrecida: constatar que morar no Brasil é muito caro, principalmente numa cidade grande como o Rio, ou São Paulo.
Eu poderia continuar escrevendo esse post por dias e dias, mas vou encerrar por aqui. E sigo confiante, pois acredito que vai chegar o ano em que teremos mais coisas boas para ver, do que coisas ruins. Peço a Deus que conforte o coração daqueles que perderam suas casas, seus parentes, e que lhes dê força para seguir adiante.
A foto de hoje, é uma foto de paisagem. Paisagem de uma cidade que é linda, mas infelizmente muito mal cuidada. Que 2011 seja um ano de mudanças! Que pelo menos o nosso Rio de Janeiro deixe der cidade maravilhosa só nas fotos de paisagens...
Diante de tudo isso, o que posso fazer é orar pedindo a Deus que proteja os seus filhos e que faça de 2011 um ano novo de muita paz e muitas realizações para todos nós. Amém!