Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Torta de Limão na Inauguração do Blog!!!

Nem acredito que esse dia chegou! Foram meses com essa idéia na cabeça, até eu tomar coragem de transformá-la em realidade. Quero que saibam que esse blog foi criado com muito carinho, e espero dividir aqui nesse espaço, novidades, dicas e trocar muitas experiências!
Pra inaugurar, como não podia deixar de ser, vou postar a primeira receita que aprendi e que sempre fez muito sucesso na minha casa: torta de limão! Além de ser o meu doce preferido, é tão fácil de fazer! A massa é um pouco trabalhosa, mas esse trabalho certamente será recompensado quando você der a primeira garfada, huummm!

Torta de Limão

Ingredientes:
  • 1 pacote de biscoito de maizena (pode ser aquele com sabor de limão ou o tradicional mesmo)
  • 1/2 tablete de margarina derretida
  • 2 latas de leite condensado
  • suco de 2 limões
  • 2 claras em neve batidas com 2 col. sopa de açucar (para o suspiro)
Modo de Fazer:

O ideal é ter um mini-processador pra triturar o biscoito, mas dá pra triturar no liquidificador também. É necessário triturar o biscoito em etapas, pq nem o liquidificador, nem o mini-processador dão conta de triturar o pacote de biscoito maizena inteiro de uma vez só! Triture tudo até ficar uma farofa. Coloque numa vasilha e junte a margarina derretida. Vá amassando com as mãos, até dar liga. Qdo a farofa estiver bem molhadinha e grudadinha, forre o fundo de uma forma redonda com ela. Pode ser de fundo falso, ou não. A que eu usei, não é de fundo falso, mas como a borda é toda trabalhadinha, dá um formato bonito na massa. Forrada a forma com a massa (não esqueça de forrar as bordas também), coloque pra assar por 10 minutos em forno pré-aquecido a 180 graus. Pra fazer o creme de limão é muito fácil: junte 2 latas de leite condensado com o suco de 2 limões. Eu não gosto que fique muito doce, e nem muito azedo, então eu vou adicionando o suco de limão aos poucos e vou provando. Despeje o creme de limão, por cima da massa já pré-assada e reserve. Agora é só bater as 2 claras em neve com 2 colheres de sopa de açucar (se achar necessário, acrescente mais 1 colher de açucar. Já faço essa receita há tanto tempo, que nem meço mais, já vai no olhômetro mesmo, rs). Bata as claras com o açucar até virar um suspiro firme. Coloque por cima do creme de limão, ajudando a espalhar com uma espátula (quem tiver bico de confeiteiro, pode usar nessa hora. Como eu ainda não tenho, vou de espátula mesmo!). Leve ao forno até dourar o merengue. Não coloque em forno muito alto, pois pode queimar a massa. Acho que uns 200 graus está suficiente! Retire do forno e leve pra geladeira por umas 2 horas! Depois é só servir, garanto que fica deliciosa!

3 comentários:

Anônimo disse...

Seja bem-vinda ao mundo dos Blogs! Essa torta deve estar deliciosa!!

Andanhos disse...

Fernanda, seja muito bem-vinda à blogsfera!
Começou com o pé direito e uma ótima receita! Fiquei até com água na boca.
Beijos e sucesso.

Unknown disse...

Fernanda, eu adoro sites e blogs sobre receita. Vi seu link no Facebook e vou começar a acompanhar. Já adorei as receitas de torta de limão e as batatinhas. Parabéns. Ponha sempre receitinhas novas para nós. Beijokas sua "prima" Roberta (Irmã da Lili)